quarta-feira, 30 de março de 2016

Bastou apenas um encontro

Desde a passada sexta que trago este post no coração.
Até sonhei com ele, com o peso que tenho de não o ter escrito antes.
Já tinha ouvido falar dele, como alguém que amava a advocacia e a prática individual de forma única.
A sua filha mais velha, de quem sou muito amiga, disse-me algumas vezes, "és a filha que o meu pai adorava ter".
Falo do pai de uma amiga, o Dr. Simão de Matos, advogado do Porto, católico, chefe de uma família encantadora, gostava de passar férias em Tróia - faleceu segundo me informaram quinta-feira passada.
Desde que soube que estava doente, que rezei por ele e pensei em visitá-lo.
Sentia-me próxima dele e do sofrimento por que passava, não só pela amizade que me une à Salomé, como também pelo gosto que tive quando finalmente nos conhecemos.
Foi no verão passado, enquanto mais um ano passava férias em Tróia.
Pediu com a delicadeza que lhe era intrínseca, "Salomézinha vai ter de partilhar a companhia da sua amiga Maria com a sua família".
Quis me agradecer, vejam só, a recomendação de um restaurante que sugeri enquanto passavam por Alcácer no seu primeiro dia de férias.
E foi na Tasca do Barrocas que nos conhecemos.
Mesa farta, comida boa, não faltaram muitos finos que estava uma noite quente, entre muitos cigarros e histórias, muitas, da nossa advocacia de prática individual.
Impressionou-me o à vontade com que a Carminho fumava à frente daquele pai, o mesmo à vontade com que na esplanada o Simão se benzia e abençoava a refeição, sem vergonhas, sem medo.
Imagino que com o que construiu, assim tenha chegado ao céu.
Ficou a promessa de quando fosse ao julgamento a Viana do Castelo ficar na sua casa no Porto, "tenho imenso gosto, aliás faço questão Maria".
Promessa que ainda irei cumprir.
Bastou apenas um encontro - Obrigada.

2 comentários:

  1. Muito, muito obrigada pela sua nota sobre o meu irmão. Bastou mesmo apenas um encontro.
    Gostava imenso de a conhecer. " A Salomezinha vai ter que partilhar a companhia da sua amiga..."
    Beijinho
    Maria Salomé (irmã mais velha do Simão)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por ter lido. Foi muito sentido é verdadeiro tudo o que escrevi. Vive no Porto? Terei muito gosto em conhecer a irmã mais velha do Simao.

    ResponderEliminar