terça-feira, 5 de julho de 2016

Deus existe, carago!

No domingo passado fui ao Porto.
E, para os mais distraídos, domingo é dia dos católicos irem à missa.
Só um parentises:
(Eu sou católica.)
Não sei qual o grau de praticante, qual a intensidade da minha fé, se da beata que incendeia com o seu cheiro a naftalina ou se sou da facção Igreja progressista que põe em estado de choque a primeira - Não gosto de rótulos ou títulos.
Eu acredito em Deus.
Eu acredito na missa - Ali é onde acontece tudo mais uma vez, é ali, que o meu Deus volta a morrer e a ressuscitar por mim, a Luz dos seus olhos - seja o padre mais cool de todos os tempos, seja aquele de óculos de fundo de garrafa e caspa.

Conta-se pelos dedos das mãos e, foram apenas e duas as vezes que, desde que me conheço como gente que faltei à Missa de Domingo.
No passado Domingo preparava-me para a terceira - Sábado na praia estava bom demais para ir embora e, no Alentejo não há missa depois das 21 horas. Ao Porto iria de boleia, assistir a um concerto entre as 17 horas e as 19 horas...
Lutei contra a condescendência comigo própria, mandei mensagens às minhas amigas católicas do Porto... ninguém me sabia dizer a que horas era a Santa Missa na Maia, quando cheguei ao local onde iria ser o concerto perguntei a pessoas que lá se encontravam... ninguém sabia nada de horários de Missa.
Decidi recorrer ao google (diocese do Porto+missas de Domingo = 0).
Foi aí que Lhe disse: "Se queres que não falte à Missa resolve..."
Ele que está sempre online disse-me, "procura pelo nome da terra onde estás"... obedecendo-Lhe assim fiz, google: (Vermoim + missa de domingo= Missas ás 8.00h e 19.00h), accionar GPS, a 15 minutos a pé do local onde me encontrava.
Às 19.00 horas lá estava eu na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho.
No fim da Missa, a propósito do calor que se fazia sentir, disse o Sr.º Padre ao povo que ali se encontrava, do qual eu fazia parte: "Hoje está muito calor aqui em Vermoim, temos de aprender com os nossos irmãos alentejanos, devagar, devagarinho..."
Pensei ainda em levantar o braço, dizer que ali se encontrava orgulhosamente uma alentejana e, Deus sabia-o,...pensei de mim para mim, Deus existe, carago e gostou do meu post "A praia não foge."
 



3 comentários:

  1. Gostei especialmente da Nossa Senhora do Bom Despacho...e, claro está, da alocução à praia que não foge... :D beijinhos linda!

    ResponderEliminar